Ministério da Cultura e Cielo apresentam
13° Festival de   Cultura
e Gastronomia 2° Festival de Cultura e Gastronomia
temperonoforteoficial
Praia do Forte e Litoral Norte . BA
29.11 a 09.12.2018
temperonoforteoficial

Chefs

Dani Dahoui (PE/SP)
Dani Dahoui (PE/SP)

Restaurante Ruella/SP

Participação: Cozinha Show – “Na cara e na coragem. Cada um tem sua receita de felicidade”

Brasileira de coração e cidadã do mundo de alma. Nascida em Pernambuco, cresceu no Rio e buscou conhecimento gastronômico na França, quando  descobriu seu dom na "arte de cozinhar, compartilhar e servir" em 1992. De volta ao Brasil, criou, buscou investidores, fez acontecer e comandou 7 restaurantes de sucesso entre São Paulo e Rio, desde 1996 criando experiências únicas à seus Clientes, mas valorizando principalmente sua Equipe onde 100% chegou sem conhecimento nenhum e se transformaram em grandes profissionais. Sempre na vanguarda foi uma das primeiras chefs mulheres, com uma cozinha autoral franco-brasileira com toques orientais. Depois do nascimento de Noáh, desacelerou e hoje comanda seus 3 bistrôs Ruella no mercado há 22 anos. Seus alicerces para criar uma experiência aos seus clientes vêm de uma equipe feliz com investimentos constantes, pequenos fornecedores responsáveis com o meio ambiente,  comida saborosa e confortável,  ambiente decorados por ela como a extinção da sua casa,  gestão moderna e pró-ativa. Dahoui está sempre se reinventando, enfrentando as adversidades com criatividade, alto astral  e coragem.  É a única mulher no mundo a apresentar o reality show Hell's Kitchen em 2016 e desde então é Jurada do BBQ Brasil, ambos no SBT. E agora está criando programas de TV ou seja além de Empreendedora, Restauratrice, Chef, Alquimista, Compartilhadora, Palestrante, GuestTv é também ShowRunner

Veja Mais
Simone Prado (SE)
Simone Prado (SE)

Restaurante do Tamar
 
Prato: Camarão à moda Pirambú - Moquequita de camarão na casquinha de banana da terra, acompanha arroz com castanhas de caju.

Simone Prado é formada em turismo pela Estácio de Sá e gastronomia pela Unirb. Mãe de 4 filhos, valoriza a vida familiar, foi empreendedora aos 27 anos, e desde então busca aprimorar seus conhecimentos para tocar O Petit Bistrô, no bairro de Atalaia, Aracaju-SE. Para o Restaurante do TAMAR Simone criou o prato "Camarão à moda Pirambu", uma homenagem à cidade de Pirambu, onde está uma das três primeiras bases de pesquisa do Projeto TAMAR, criada em 1981, nesta que é a principal área de desova da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) no Brasil. Essa espécie de tartaruga marinha se alimenta preferencialmente de camarão. A população de Pirambu é constituída de pescadores de arrasto de camarão e pratos com o crustáceo são uma especialidade local. A pesca do camarão é a maior ameaça às tartarugas marinhas na região e o TAMAR trabalha para minimizar o impacto no ciclo de vida dessa espécie ainda ameaçada de extinção.

Veja Mais
Claudiano Menezes (Praia do Forte)
Claudiano Menezes (Praia do Forte)

Restaurante VinoBar

Prato: Fetuccine negro com camarão, rúcula e raspas de limão siciliano

Luiz Queiróz (Praia do Forte)
Luiz Queiróz (Praia do Forte)

Restaurante Feijão de Corda

Prato: Dona Zinha – Camarão empanado com coco, vatapá de banana da terra e xinxim de feijão de corda

Valdir Santos (Praia do Forte)
Valdir Santos (Praia do Forte)

Restaurante Loro Praia do Forte

Prato: Camarão à grega

William Ribeiro (SP)
William Ribeiro (SP)

Restaurante Seen - Tivoli SP

Participação: Cozinha Show

Formado em hotelaria na Califórnia e Gastronomia em São Paulo, o chef é marcado por uma culinária simples, instintiva e rigorosa, indissociável do refogado bem feito, das referências caseiras e de produtos de excelência. Depois de marcar presença diária, na cozinha e no salão do Restaurante Bossa, passagem que rendeu o prêmio de melhor cozinha brasileira pela Veja São Paulo Comer e Beber 2016/2017 e a ele a indicação de chef do ano pela mesma publicação. Atualmente William é responsável pela cozinha do restaurante Seen, localizado no 23º andar do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo. Na nova empreitada o chef define sua cozinha como de aceitação e de rigor com o produto. “Nosso cardápio atual oferece muitos clássicos consagrados com toques autorais e uma apresentação contemporânea”, explica o cozinheiro que conta que o menu tem muitos pratos de sucesso como carpaccio, tartar e hambúrguer. William também confessou que neste trabalho usou muito de sua sensibilidade para construir o melhor equilíbrio entre frescor, textura, temperatura correta e sabor de um prato.A relação do paulistano William Ribeiro com a cozinha é orgânica: “Minha memória é feita de comidas, momentos à mesa e impressões gustativas”.

Veja Mais
Ariana Santos e Marivone Bispo (Guarajuba)
Ariana Santos e Marivone Bispo (Guarajuba)

Restaurante e Bar Prefeitinho Jr.

Prato: Camarão à moda Prefeitinho – camarão ensopado ao molho cream cheese

Angelo Castiglioni  (ITA/BA)
Angelo Castiglioni (ITA/BA)

Restaurante Polomar
Prato: Camarão ao molho de tamarindo com gergelim

Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Patrocínio
Lei de incentivo a cultura
Lei de incentivo a cultura
Cielo
Cielo
Geral
Hiperideal
Hiperideal
Faz Cultura
Faz Cultura
Apoio
CM Venturolli
CM Venturolli
Senac
Senac
Sebrae
Sebrae
Secult
Secult
Sapiranga
Sapiranga
Tivoli Ecoresort
Tivoli Ecoresort
CLN
CLN
Turis Forte
Turis Forte
Organização e Produção
2D
2D
Realização
Governo Federal
Governo Federal
Edição Anterior 2014 2015 2016 2017
Tempero no Forte
2017 - 2022. Tempero no Forte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital