Ministério da Cultura e Cielo apresentam
13° Festival de   Cultura
e Gastronomia 2° Festival de Cultura e Gastronomia
temperonoforteoficial
Praia do Forte e Litoral Norte . BA
29.11 a 09.12.2018
temperonoforteoficial

Chefs

Angelo Castiglioni  (ITA/BA)
Angelo Castiglioni (ITA/BA)

Restaurante Polomar
Prato: Camarão ao molho de tamarindo com gergelim

Ariana Santos e Marivone Bispo (Guarajuba)
Ariana Santos e Marivone Bispo (Guarajuba)

Restaurante e Bar Prefeitinho Jr.

Prato: Camarão à moda Prefeitinho – camarão ensopado ao molho cream cheese

William Ribeiro (SP)
William Ribeiro (SP)

Restaurante Seen - Tivoli SP

Participação: Cozinha Show

Formado em hotelaria na Califórnia e Gastronomia em São Paulo, o chef é marcado por uma culinária simples, instintiva e rigorosa, indissociável do refogado bem feito, das referências caseiras e de produtos de excelência. Depois de marcar presença diária, na cozinha e no salão do Restaurante Bossa, passagem que rendeu o prêmio de melhor cozinha brasileira pela Veja São Paulo Comer e Beber 2016/2017 e a ele a indicação de chef do ano pela mesma publicação. Atualmente William é responsável pela cozinha do restaurante Seen, localizado no 23º andar do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo. Na nova empreitada o chef define sua cozinha como de aceitação e de rigor com o produto. “Nosso cardápio atual oferece muitos clássicos consagrados com toques autorais e uma apresentação contemporânea”, explica o cozinheiro que conta que o menu tem muitos pratos de sucesso como carpaccio, tartar e hambúrguer. William também confessou que neste trabalho usou muito de sua sensibilidade para construir o melhor equilíbrio entre frescor, textura, temperatura correta e sabor de um prato.A relação do paulistano William Ribeiro com a cozinha é orgânica: “Minha memória é feita de comidas, momentos à mesa e impressões gustativas”.

Veja Mais
Sérgio Paiva (BA)
Sérgio Paiva (BA)

Instrutor de Hotelaria do SENAC Bahia

Participação: Cozinha Show - Camarão ao Molho Agridoce com Abacaxi

Formação em gastronomia internacional pelo SENAC. com especialização em cozinha clássica, contemporânea e regional. consultor e palestrante no segmento de gastronomia.

Veja Mais
Isaias Neries (BA/RJ)
Isaias Neries (BA/RJ)

Parador Lumiar/RJ

Participação: Criação para o Rest. Terra Brasil (Praia do Forte)

Prato: Camarão com mousse de cará com coco e vinagrete de maracujá e manga

O mais revelador do trabalho do chef Isaías Neries é sua capacidade de apresentar sempre o inesperado. Muitas vezes, até mesmo ele se surpreende com as próprias invenções. Dá para sentir que isso ninguém lhe ensinou, é inerente à sua personalidade. Em sua memória, a primeira referência de cozinha que teve foi com sua mãe, Honorata Neres. Ela costumava cozinhar em grandes proporções, para receber a família toda em casa, e também fazia doces para fora. Ele veio de longe, de Santo Amaro da Purificação, terra feita famosa por Caetano e Maria Bethânia. O mais novo de dez irmãos, chegou ainda criança ao Rio e logo teve que ir trabalhar. Seu primeiro emprego foi no McDonal’s. Na cozinha do fast food, Isaías Neries adquiriu a precisão, considerado a antigastronomia mas foi lá que aprendeu a disciplina e a organização que hoje usa em sua cozinha, de onde saem pratos tão requintados quanto elaborados, no Hotel Parador Lumiar, em Nova Friburgo. Eleito chef revelação e a melhor feijoada da região serrana e entre as 10 melhores do Rio, participou do jantar de gala do Big Brother Brasil e do Dinner in The Sky – jantar nas alturas. Participante ativo também em quatro edições da BioFach, feira de produtos orgânicos em Nuremberg, Alemanha, assinou o cardápio do restaurante Caíque do Clube Caiçara da Lagoa.

Veja Mais
Edileuza Costa (Arembepe)
Edileuza Costa (Arembepe)

Tapiocaria Beiju Com Tudo Dentro 

Prato: Beiju Baiano - recheado com vatapá, camarão seco e vinagrete

Laura Estima (RS/SP)
Laura Estima (RS/SP)

Doce de Laura - Doceria/SP

Participação: Criação para o Tango Café (Praia do Forte)

Prato: Galleta y Camarones

Gaúcha de Porto Alegre, a chef doceira Laura Estima partiu do Sul do país direto para São Paulo para fornecer seus doces para hotéis e restaurantes e durante três anos focou seu trabalho para esse tipo de cliente. Mais tarde, sentiu necessidade do contato e retorno do público final, então decidiu abriu o Doce de Laura na Vila Madalena. “Tinha vontade de ficar mais próximo de outros clientes, de ter um retorno mais imediato. Os doces e salgados já são famosos aqui na hora do café. Não sou da época do confort food, mas acabei ficando na moda por causa desse estilo”, conta a especialista em doces.

Veja Mais
Fernando Cerqueira (BA)
Fernando Cerqueira (BA)

Restaurante Veleiro do Yacht Clube/SSA

Participação: Criação do prato para a Risoteria (Praia do Forte)

Prato: Risoto de camarão com abóbora ao perfume de trufa e crispy de queijo

Chef baiano, Fernando Cerqueira foi graduado em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria Gastronomia e Turismo de São Paulo. Após dezenove anos de atuação na capital paulista, o Chef retorna a Salvador para comandar o restaurante Veleiro, do Yacht Clube da Bahia, trazendo suas vivências nas cozinhas francesa, italiana, mediterrânea, argentina e regional para a criação de um cardápio criativo onde serão incluídos novos pratos e mantidos alguns dos clássicos.

Veja Mais
Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Patrocínio
Lei de incentivo a cultura
Lei de incentivo a cultura
Cielo
Cielo
Geral
Hiperideal
Hiperideal
Faz Cultura
Faz Cultura
Apoio
CM Venturolli
CM Venturolli
Senac
Senac
Sebrae
Sebrae
Secult
Secult
Sapiranga
Sapiranga
Tivoli Ecoresort
Tivoli Ecoresort
CLN
CLN
Turis Forte
Turis Forte
Organização e Produção
2D
2D
Realização
Governo Federal
Governo Federal
Edição Anterior 2014 2015 2016 2017
Tempero no Forte
2017 - 2022. Tempero no Forte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital